Como Usar a Gamificação para Impulsionar as Vendas

Buscar recursos que possam atuar diretamente na motivação dos vendedores é primordial, já que a rotina do time de vendas tende a ser muito exaustiva e cansativa.  

Não à toa, segundo um estudo da FourSales, 75% dos gestores comerciais afirmam que seu principal desafio é manter a equipe de vendas engajada.  

Uma maneira de contornar este desafio é aplicando a gamificação em vendas, uma metodologia que utiliza elementos similares aos jogos para manter os vendedores motivados a ultrapassar os desafios da área. 

De acordo com um levantamento da TalentLMS, 88% dos entrevistados afirmaram que a gamificação os torna mais produtivos e felizes. Ou seja, este é um prato cheio para os líderes de vendas que desejam tornar o ambiente comercial mais dinâmico, encantador e vencedor! 

O que é gamificação? 

Gamificação é uma estratégia que utiliza elementos dos jogos para motivar e engajar pessoas em diferentes contextos, incluindo o ambiente corporativo. Ao integrar mecânicas de jogos, como competição, recompensas e desafios, em processos de negócios, a gamificação busca aumentar a motivação e o desempenho das equipes. 

Este é o objetivo da gamificação nas empresas: transformar atividades em jogos!  

A gamificação é uma metodologia que utiliza de elementos e mecanismos similares aos jogos para motivar os participantes a concluírem determinadas tarefas ou desenvolverem novas habilidades e competências. 

Para isso, funcionalidades como missões, níveis, avatares e recompensas são aplicadas para transformar um objetivo da empresa em uma espécie de game, tornando as tarefas dos usuários mais leves, descontraídas e cativantes. 

Como funciona a gamificação nas empresas? 

Nas empresas, a gamificação opera como uma ferramenta poderosa para impulsionar o engajamento dos colaboradores. Ao introduzir elementos lúdicos em tarefas diárias, os líderes podem aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários. A aplicação da gamificação pode variar, desde programas de recompensas por metas atingidas até a criação de desafios e competições internas. 

Por ser algo tão familiar para as pessoas, a gamificação consegue despertar a autocompetição dos participantes, que sentem aquela sede de “passar de nível” e conquistar os objetivos dos jogos que, claro, devem estar relacionados aos objetivos da empresa. 

Em vendas, a gamificação é uma estratégia genial que pode mudar o jogo e incentivar o alto desempenho dos vendedores para que batam suas metas. 

Como funciona a gamificação em vendas? 

No contexto de vendas, a gamificação é uma estratégia eficaz para manter a equipe motivada e focada em alcançar metas. Ao incorporar elementos de jogos, como desafios de vendas, rankings e premiações, os gestores podem transformar a rotina dos vendedores, tornando-a mais dinâmica e envolvente. 

Imagine que seus vendedores participam de um jogo em que cada missão os levam para um ranking mais elevado, em direção a uma recompensa bastante tentadora. 

As missões, ou níveis, envolveriam atividades comerciais essenciais para que a empresa alcance um objetivo importante. Por exemplo:  

  • vender para 5 clientes do segmento X; 
  • realizar 3 upsells de clientes prata; 
  • mover 6 negociações para a etapa de Envio de Proposta no CRM. 

A cada nível conquistado, os vendedores recebem reconhecimento e menores recompensas que os motivam a “zerar o jogo”. Assim, caminham com mais harmonia e diversão para suas metas. 

Esta é uma excelente maneira de promover engajamento na equipe de uma forma leve, envolvente, dinâmica e interativa! Sem contar que estimula a auto-competição, o que é saudável e fundamental para os times de vendas. 

Quais as vantagens desencadeadas pela gamificação em vendas? 

Esta metodologia se tornou muito popular, e não foi em vão. Listamos abaixo os principais benefícios da gamificação em vendas. Confira:  

  • Redução do Estresse do Gestor: Ao criar um ambiente mais descontraído e engajador, a gamificação alivia a pressão sobre os líderes. 
  • Diminuição da Rotatividade: O engajamento gerado pela gamificação pode aumentar a satisfação dos vendedores, reduzindo a taxa de rotatividade. 
  • Facilitação no Treinamento de Vendas: Através de simulações e desafios, a gamificação pode ser uma ferramenta valiosa no treinamento de novos colaboradores. 
  • Melhora no Alinhamento nas Negociações: Estabelecer objetivos claros e recompensar a colaboração pode melhorar a coesão e alinhamento entre os membros da equipe de vendas. 

A gamificação em vendas se mostra a solução perfeita para isso. Segundo o estudo da TalentLMS mostrou que 81% dos entrevistados disseram que a gamificação proporcionou uma sensação de pertencimento e propósito no local de trabalho.   

  • Facilita os treinamentos de vendas 

Os treinamentos gamificados ajudam a fixar conhecimentos e desenvolver novas competências e habilidades dos vendedores.  

Este formato pode apresentar uma nova técnica para o time de vendas, aumentar a adesão ao CRM, ou então, implementar outras ferramentas de trabalho necessárias. 

Normalmente, a equipe comercial se mostra mais resistente em relação às outras no contexto de novas tecnologias, por essa razão, a gamificação em vendas é uma alternativa para quebrar essa barreira e aumentar o comprometimento dos membros do time.   

  • Melhora o alinhamento nas negociações 

Caso uma venda esteja desalinhada, punições ou eliminações são aplicadas aos participantes.  

Como todo e qualquer jogo, existem riscos e cuidados que devemos tomar para não sermos anulados de alguma forma, portanto, este também é um elemento importante da gamificação em vendas.  

Exemplos para gamificar as vendas 

Para te inspirar, trouxemos dois exemplos de empresas que aplicaram a gamificação em seus processos para atingirem seus objetivos. 

O primeiro caso que vamos apresentar é da Starbucks, que utilizou a gamificação em vendas voltando sua estratégia para os clientes, ou então, mais especificamente, para fidelizá-los. 

O Starbucks Rewards é um pequeno jogo digital que recompensa os clientes conforme forem aumentando seus consumos. Eles ganham estrelas e avançam no ranking para ganhar diferentes produtos da cafeteria.  

Entenda como funciona na prática: https://www.youtube.com/watch?v=dL07A15G2ws 

Outro exemplo de gamificação que devemos citar é da Microsoft, que criou um recurso específico para manter os colaboradores motivados e engajados, o Microsoft Dymanics 365 Gamification. 

A plataforma conta com diferentes ambientes digitais com recursos semelhantes aos jogos que são capazes de estimular o trabalho em equipe, a colaboração e a produtividade. 

A DUO&ECCO possui experiência em implantação da Gamificação em empresas, para saber mais, entre em contato conosco. 

 

 

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